QUEENS
"We’re all born naked and the rest is drag."
RuPaul
O mundo Drag tem sido amplamente documentado ao longo do tempo, seja por motivos estéticos, seja pela atracção por uma subcultura contracorrente. Punk até, diriam alguns.
Apesar de haver na sociedade uma ideia generalizada do que é uma Drag Queen, QUEENS procura mostrar que existem tantas ideias de Drag Queens quantas artistas há.
Acredita-se que a palavra drag [arrastar] tem origem no teatro no final do séc. XIX, pois os vestidos que os homens utilizavam - quando as mulheres não tinham palco - se arrastavam pelo chão. No Japão, drag como forma de expressão teatral - Kabuki - remonta até ao séc. XVII. E nos loucos anos 20, é incorporado na Vaudeville até que entra em vigor a Lei Seca e os artistas começam a actuar em clubes underground.
Assim se abre o caminho para uma forma de expressão artística que vem desafiar as noções de sexualidade, identidade e identificação.
Tal expressão artística assume - à época e nos dias de hoje - um papel de resistência, na luta pelo direito a ser num contexto e num sistema que é binário, patriarcal e heteronormativo.
QUEENS pretende reflectir sobre a diversidade em si, não apenas enquanto conceito psicossocial, mas retratando uma pluralidade de artistas através de uma abordagem fotográfica e antropológica também ela plural. Existe em QUEENS um diálogo entre a visão da autora e a dos/as retratados/as, através de fotografias de arquivo, de fotografias feitas pelos/as próprios/as retratados/as ou de entrevistas que foram realizadas ao longo do projecto.
Seria expectável que a luta pelo direito a ser já não tivesse que ser. Mas quando, no decorrer deste projecto fotográfico, se assistiu a uma moção de censura para que um festival com Drag Queens não se realizasse, torna-se politicamente real que, por muitos trabalhos que já existam sobre esta temática, continua a ser francamente necessário e relevante falar-se sobre ela.
Pois “todos nascemos nus e o resto é drag”.
Drag Queens retratadas: Alejandro Beauty, Allan Lynn, Belle Dommage, Cherry Flavor, Dyanne Star, Eva Brown, Inny Legs, Katy Wandolly, Linda Xennox, Joyce Martinez, Kina Karvel, Naomy Beauty, Nany Petrova, Stefani Duvet.
Fotografia de Arquivo: Kina Karvel
Fotografias analógicas: Kina Karvel e Cherry Flavor