top of page

SOBRE INÊS

Inês Ventura

BIOGRAFIA

Oeiras, 1984. Formada em Psicologia Aplicada, área Clínica e tendo-se especializado, mais tarde, na Gestão de Recursos Humanos, é na fotografia que procura uma forma de entender o mundo. Depois de treze anos enquanto profissional de RH, deixou a vida de escritório para trás para passar a dedicar-se exclusivamente à fotografia.

Trabalha como fotógrafa independente em áreas comerciais e corporativas, contudo, procura desenvolver projectos documentais com foco em questões sociais e psicológicas. Os temas dos seus projectos (ATLETA, QUEENS e Je te laisserai des mots) recaem sobre questões de identidade, género e justiça social.

Frequentou o Master em Fotografia Artística no IPCI (Instituto de Produção Cultural e Imagem) e a Masterclass Narrativa 2022/2023 com o fotógrafo Mário Cruz, da qual resultou uma exposição colectiva.

Actual formadora no IPCI.

IMPRENSA
EXPOSIÇÕES

2023

QUEENS

QUEENS faz parte da exposição colectiva da 4ª Edição da Masterclass Narrativa 22/23.

Anualmente, é formado um coletivo de autores para trabalhar com o fotógrafo, Mário Cruz, ao longo de 4 meses com o intuito de criar obra documental e autoral.

Nesta edição, os trabalhos de Bruno Saavedra, Inês Ventura, João Santos, Rui Costa, Rui Soares e Teresa Ribeiro mergulham em temas vários como a identidade de género, a desertificação populacional, os limites territoriais e o suicídio.

.

2021

POVO QUE CANTA

Povo que Canta teve uma imagem vencedora no OPEN CALL do POSTER MOSTRA, ficando exposta nas ruas de Marvila em conjunto com outros artistas

WE'RE ALL BORN NAKED

AND THE REST IS DRAG

We're all born naked and the rest is Drag fez parte de uma exposição colectiva no IPCI (Instituto de Produção Cultural e Imagem).

.

2020

TERRA DA SAUDADE

 

Projecto desenvolvido na Residência Artística no Algarve, orientado por Pauliana Valente Pimentel, foi exposto no final da Residência.

MUNDANO

Projecto exposto na Casa Independente no âmbito das Narrativas Fotográficas do Intendente, orientadas por Pauliana Valente Pimentel.

bottom of page