top of page

SOBRE INÊS

BIOGRAFIA

Oeiras, 1984. Formada em Psicologia Aplicada, área Clínica e tendo-se especializado, mais tarde, na Gestão de Recursos Humanos

Depois de treze anos enquanto profissional de RH, deixou a vida de corporativa para trás para passar a dedicar-se exclusivamente à fotografia.

 

Através da fotografia procura trabalhar questões sociais e psicológicas. Interessa-se em compreender de que forma é que a fotografia - nunca isolada do contexto social, económico e cultural em que é feita -  pode ser uma ferramenta de ligação e de compreensão entre pessoas e relações sociais, e de que forma é que pode ter um lugar de voz em questões políticas. Temas como identidade, género e identidade de género têm sido abordadas em projectos como ATLETA, QUEENS e Disse Fêmea.

Frequentou o Master em Fotografia Artística no IPCI (Instituto de Produção Cultural e Imagem), a Masterclass Narrativa 2022/2023 e actualmente a frequentar o Mestrado de Antropologia, especialização em Culturas Visuais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2024/2026).

Membro da associação fotográfica NARRATIVA, desempenhando o papel de gestora de projectos, assistente de programação e de produção e videógrafa.

EXPOSIÇÕES

2023

 

OMNIS - NARRATIVA 04.11 a 16.12

Inês Ventura, Maria Beatriz de Vilhena, Rodrigo Vargas, Francisco Romão Pereira e Mário Cruz apresentam o primeiro projecto colectivo da Narrativa que tem como cenário exploratório a Jornada Mundial da Juventude que ocorreu em Lisboa de 01 a 06 de agosto.

QUEENS - MAUS HÁBITOS 21.07 a 09.09

Exposição a solo do projecto QUEENS nos Maus Hábitos, Porto.

QUEENS - NARRATIVA 04.03 a 15.04

QUEENS fez parte da exposição colectiva da 4ª Edição da Masterclass Narrativa 22/23, orientada pelo fotógrafo Mário Cruz, em conjunto com os autores Bruno Saavedra, João Santos, Rui Costa, Rui Soares e Teresa Ribeiro.

2021

 

POVO QUE CANTA - POSTER MOSTRA

Povo que Canta teve uma imagem vencedora no OPEN CALL do POSTER MOSTRA, ficando exposta nas ruas de Marvila em conjunto com outros artistas.

2020

 

TERRA DA SAUDADE

Projecto desenvolvido na Residência Artística no Algarve, orientado por Pauliana Valente Pimentel, foi exposto no final da Residência.

MUNDANO - CASA INDEPENDENTE

Projecto exposto na Casa Independente no âmbito das Narrativas Fotográficas do Intendente, orientadas por Pauliana Valente Pimentel.

IMPRENSA
PUBLICAÇÕES

OMNIS

Primeira publicação da NARRATIVA como colectivo que conta com o trabalho dos autores Inês Ventura, Maria Beatriz de Vilhena, Rodrigo Vargas, Francisco Romão Pereira e Mário Cruz sobre as Jornadas Mundiais da Juventude que ocorreu em Lisboa em agosto de 2023.

bottom of page